11 de jul. de 2011

Conhecendo os sentidos nos cães




Os sentidos dos cães

Os cães pertencem à família dos canídeos, da qual fazem parte, também, os lobos. Esta família de predadorespossui sentidos apurados para a captura de presas e para proteção da matilha.

  • Olfato
Os cães possuem trinta vezes mais sensores olfativos que um ser humano. Tal capacidade apurada permite a um cão adestrado/policial, por exemplo, localizar drogas,minas terrestres e pessoas sob escombros.

  • Audição
O cão é capaz de ouvir sons quatro vezes mais distantes que o homem. O animal é capaz ainda de ouvir ultra-sonsque chegam até 60 kHz, considerados inaudíveis para o ser humano (que os escutam até 20 kHz, por exemplo).


Dentes

Todos cães tem algo em comum entre todas as raças, a mesma fórmula dentária, que têm 42 dentes, 12 incisivos, 4 caninos, 16 pré-molares e 10 molares. Os dentes caninos mais agudos e mais fortes nos canídeos selvagens aferram a presa; os molares servem para cortar a carne.

  • Visão
A visão noturna dos cães é muito mais apurada que a dos humanos. Seu ângulo de visão também é mais amplo, devido a posição de seus olhos, localizados ao lado da cabeça. O cão tem visão colorida, mas só consegue diferenciar as cores violeta, azul e verde. Ele vê da mesma maneira o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho.

  

Tamanho


OS CÃES SEPARADOS POR GRUPOS:

Vira-lata (Brasil), ou rafeiro (Portugal) é a denominação dada aos cães ou gatos sem raça definida, SRD, como são geralmente referenciados em textos veterinários. Geralmente os cães e gatos considerados sem raça definida são mestiços, descendentes de diferentes raças.



FONTE:http://amigodocaoamigo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-me no Twitter

Follow babyandfamily on Twitter