8 de set. de 2011

Cairo o cão que ajudou a capturar Osama Bin Laden-colete high tech

(K9 Storm)


Tem o nome de Cairo e já foi considerado “o cão mais corajoso da nação [EUA]”. A razão é simples: ele acompanhou os 80 Navy SEALs que invadiram a mansão de Osama Bin Laden e mataram o terrorista mais conhecido do mundo.
Cairo é à prova de balas e consegue gravar imagens em alta definição mesmo na escuridão. Tudo isto graças a um treino de elite e a um colete “militar”, cujo preço pode ir dos 14 mil aos 21 mil euros.
(K9 Storm)
(K9 Storm)
Este equipamento, que tem o nome de “Intruder”, é fabricado pela empresa canadiana K9 Storm, que já em 2010 tinha recebido do exército norte-americano mais de 60 mil euros para equipar quatro cães dos SEALs.
Não é um equipamento novo, pois já é utilizado por outros exércitos, como o israelita, que os utiliza nas equipas de cães farejadores que ajudam a encontrar bombas.
(K9 Storm)
(K9 Storm)
Uma câmara de vídeo nas costas do cão permite a quem dirige a operação ver o ambiente através de monitores portáteis. Esta câmara foca automaticamente as imagens e ajusta-se, também de modo automático, para visão noturna. A lente está preparada para resistir a impactos fortes e claro, é resistente à agua.
O “Intruder” vem equipado com um arnês que permite aos SEALs lançarem-se de um helicóptero com o cão junto ao corpo, uma vez que o equipamento torna o peso do animal mais sustentável. Um microfone e uma pequena coluna de som, permitem aos treinadores dar ordens ao Cairo, mesmo à distância, incluindo um sistema de segurança que impede uma eventual intercepção do sinal pelo inimigo.
(K9 Storm)
(K9 Storm)
O material destes coletes são à prova de bala – sejam de pistolas de 9m ou de Magnums de calibre 45. Facas e outras armas brancas também não têm grande hipotese de penetrar no colete, que foi pensado após um motim prisional em que Jim Slater (co-fundador da K9 Storm) participou.
A empresa canadiana tem uma clientela variada em 15 países – que vão da China à Suiça. A K9 não fornece apenas exércitos, mas também equipas de intervenção rápida, guardas prisionais, equipas de salvamento, guardas fronteiriços e empresas privadas de segurança.
(K9 Storm)
(K9 Storm)
FONTE: http://www.movimentomilenio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-me no Twitter

Follow babyandfamily on Twitter