4 de jul. de 2011

Saiba por que alguns cães acabam ficando agressivos



A companhia dos animais de estimação sempre foi uma grande aliada de nós, humanos, na busca por conforto afetivo. Conviver harmoniosamente com um cachorro certamente é uma experiência muito recompensadora.

Mas também pode ser uma baita dor de cabeça. A falta de experiência ou de disposição dos donos para educar os animais pode prejudicar a relação com os cães, estimulando a agressividade.

Quando a história não começa bem, a insegurança do pet acaba gerando ansiedade e carência, o que estimula o surgimento de um comportamento inadequado.

Pesquisadora e autora de artigos sobre o comportamento animal, especialmente a questão da agressividade, a veterinária Rubia Burnier (UNIFENAS-MG) aponta que o excesso de mimos e mordomias, assim com a falta de autoridade do dono, aliada ao despreparo para educar, podem influenciar a agressividade do animal em sua busca por dominância ou segurança.

- Quando o cão rosna ou demonstra intolerância ao ser tocado, esconde objetos ou não permite que se aproximem à sua comida, persegue o dono, morde por trás e faz excessiva marcação do território por urina, são sinais de tendências dominantes.

A dica é usar regras firmes para educar e sociabilizar os cães, porém sem usar táticas punitivas, acorrentar ou prender o animal. Também é prudente tomar cuidado para não criar situações que causem estresse ou solidão.

Brincar diariamente com os cães e fazê-los se exercitarem é importante. Assim como evitar o estímulo ao ataque e ensiná-los comandos. Se os cães são socializados e aprendem a respeitar as pessoas desde filhotes, quando adultos eles serão mais equilibrados.

- Os donos precisam ser firmes e não permitir que o cão os ameacem. Nem aceitar que rosnem, ainda que por brincadeira. Entre as brincadeiras, as mais adequadas são as que relaxam o cão, como usar bolinhas. Se o dono bate no cão ou a brincadeira é violenta, pode haver consequências sérias.

Os caninos, de maneira geral, tornam-se agressivos por dominância ou medo. Por isso é importante a autoridade respeitosa e as brincadeiras e passeios. Se o animal cresce sentindo-se tolhido ou inseguiro, pode atacar ou ficar agressivo por razões banais.

- Acima de tudo, o cão necessita de limites, rotina estável e organização social definida, mais do que mimos e mordomias. Com carinho e atenção na medida certa, temos uma convivência harmoniosa e agradável.

7 dicas para evitar que os cães se tornem agressivos

- Quando o cão rosna ou demonstra tendências dominantes, pede atenção o tempo todo ou faz excessiva marcação por urina dentro da casa, são alguns sinais de que ele tem tendências a se tornar agressivo;

- Ensine comandos de obediência ao seu cão. Evite bater, punir ou prender. Ele deve te obedecer, mas porque entende os códigos de respeito e autoridade, não porque tem medo;

- É fundamental ensinar o cão, desde filhote, a respeitar as pessoas em lugares públicos e na convivência diária. Socializar o animal é imprescindível. Assim, ele crescerá um adulto equilibrado; 

- Se o cachorro tem o costume de rosnar, ameaçar ou desobedecer, é porque ele tem tendência a se tornar agressivo. O dono, nesse caso, precisa tomar cuidado para não se tornar refém do cachorro, impondo sua autoridade com firmeza. Não aceite que o animal rosne ou te morda;

- Donos de cachorros temperamentais devem recorrer a um bom adestrador regularmente e recompensar o bom comportamento com petiscos e agrados;

- Na hora de passear com o cão, não deixe que ele te arraste. Mostre a ele que você é quem está no comando;

- Evite que o cão fique muito isolado ou longe da convivência com outros animais. Brinque e passeie com ele diariamente. Só assim ele não crescerá inseguro ou apreensivo. Cães com esse histórico podem atacar por motivos banais.


Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-me no Twitter

Follow babyandfamily on Twitter